Assistência Multiprofissional

O Hospital do GRAACC está equipado com tecnologia de última geração e conta com equipes médicas e assistenciais, que trabalham no limite do conhecimento, para oferecer todas as chances de cura aos pacientes oncológicos pediátricos. 

Atua na prevenção e tratamento de doenças bucais, reduzindo a dor, prevenindo infecções e favorecendo a alimentação, além do manejo dos efeitos adversos da terapia oncológica na boca, como a mucosite, com foco na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

O setor conta com médico fisiatra, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais especializados no atendimento de pacientes oncológicos infantojuvenis com sequelas ortopédicas (também pacientes pós-operatórios e com próteses) e neurológicas. Os profissionais atuam em ambulatório e internação.

De forma humanizada e multidisciplinar, a equipe acompanha pacientes e suas famílias em diferentes fases do tratamento. O objetivo é promover a qualidade de vida, controlando os sintomas da doença.

A equipe faz acompanhamento psicológico e atua com o objetivo de aliviar o medo e a tensão dos pacientes, principalmente no momento em que recebem o diagnóstico e durante o tratamento.

A Clínica Multiprofissional de Atendimento aos Pacientes Fora de Tratamento (CForT) tem como missão melhorar a qualidade de vida dos sobreviventes do câncer infantojuvenil a longo prazo, propiciando que cada indivíduo atinja o seu potencial máximo na vida adulta. O objetivo é alcançado por meio da identificação das sequelas de cada tipo de câncer e respectivo tratamento, visando a melhora da saúde física e emocional bem como a retomada da rotina escolar e social.

Para que as crianças e adolescentes não parem de estudar durante o tratamento, o GRAACC oferece acompanhamento pela Escola Móvel, que os mantém envolvidos nas atividades escolares da educação infantil até a universidade. O atendimento se adequa às condições e locais em que o paciente se encontra dentro do hospital para que possa dar continuidade a seus estudos, e ao retornar a sua escola, seguir com o mesmo grupo de amigos e professores, uma vez que a programação das aulas contempla a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 

Oferece assistência nutricional e uma alimentação que atenda às necessidades de cada paciente do momento do diagnóstico até o final do tratamento. Os profissionais também prescrevem terapia nutricional enteral (oral ou sonda) e parenteral.

O Serviço Social tem o papel de orientar pacientes e familiares sobre seus direitos e deveres, capacitando-os para utilizar melhor os recursos sociais disponíveis na comunidade, com o objetivo de auxiliar na busca da reorganização do dia a dia da família.

Equipe Multiprofissional

Laboratório de Transplante de Medula Óssea
Olga Margareth W. de Oliveira Felix

Laboratório de Hematologia
Elizabete Delbuono

Laboratório de Genética
Silvia Regina Caminada de Toledo

Reabilitação
Silvia Wasserstein

Pesquisa Clínica
Claudia Fernades Fontes

Fisioterapia Respiratória
Rosa Massa Kikuchi de Sousa – Crefito 3/16.236-F

 

 

Fonoaudiologia
Maria Ines Rebelo Gonçalves

Terapia Ocupacional
Walkyria de Almeida Santos

Fisioterapia Motora
Liliana Yu Tsai

Qualidade e Gestão de Risco
Maria Aparecida Aguiar da Silva

Nutrição Clínica
Adriana Garofolo

Registro Hospitalar
Arnaldo Luiz Pires

Psicologia
Renata de Toledo Petrilli

Serviço Social
Iara Cristina Dieb

Odontologia
Camila Merida Carrillo
Juliana Castilho Chaves Rojz

Brinquedoteca
Patricia Mendes de Oliveira Pecoraro

Farmácia Central
Paula Figueiredo de Carvalho Pinto
Priscila Rego Torres

Escola Móvel
Amalia Neide Covic