Inscrições abertas para Simpósio de Medicina Integrativa

O evento abordará o impacto de práticas como homeopatia, cromoterapia, acupuntura, yoga e meditação no tratamento de crianças e adolescentes com doenças, como o câncer

 Homeopatia, cromoterapia, acupuntura, yoga, meditação podem contribuir com o tratamento de doenças infantis? É para responder esta questão que o Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), em parceria com o Hospital do GRAACC, realiza no sábado, 8 de junho, o I Simpósio de Medicina Integrativa. O evento, que acontecerá das 9h às 17h no auditório do Hospital do GRAACC, apresentará os benefícios e os critérios para a implementação de práticas integrativas no tratamento de crianças e adolescentes doentes.

A medicina integrativa é focada na pessoa como um todo, defendendo a interdisciplinaridade como recurso essencial para promover a saúde. Além disso, reafirma a relação entre o profissional e o paciente, que deixa de receber o tratamento passivamente e se torna o próprio agente para a manutenção da saúde.

O simpósio abordará a associação do tratamento convencional a conhecimentos das medicinas tradicionais, como as práticas meditativas, espiritualidade, atenção plena, homeopatia, entre outras técnicas que promovem o bem-estar ao paciente e seus cuidadores, sempre com base em evidências científicas em relação à segurança e eficácia.

O evento é aberto a profissionais da saúde que atuam em pediatria (médicos, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, odontologistas etc.) e também profissionais que atuam com práticas integrativas. As inscrições são limitadas e podem ser realizadas pelo link, com um investimento de R$ 80.

 

Informações gerais
Simpósio de Medicina Integrativa
Realização: Departamento de Pediatria da EPM | Unifesp
Apoio: Hospital do GRAACC
Público-alvo: profissionais da área da saúde que atuam em pediatria e profissionais de práticas integrativas
Data: 08 de junho de 2019 | Sábado
Horário: 9h às 17h
Local: Auditório do Hospital do GRAACC
Endereço: Rua Pedro de Toledo, 572, 6º andar
Inscrições: www.ticketagora.com.br 
Valor: R$ 80

 

Programação:

  • 9:00h – Abertura do evento – Dra Ana Lucia Goulart e Dr Claudio Len
  • 9:30h – Homeopatia – Dr. Sergio Furuta
  • 10:00h – Antroposofia – Dr. Sergio Spalter
  • 10:30h – Coffee-break
  • 11:00h – Medicina Tradicional Chinesa – Dr. Jorge Eiji Sato
  • 11:30h – Práticas de Jin Shiu Shitsu – Dra. Iole Lebensztajn (inscrição opcional)
  • 11:30h – Meditação caminhando no Labirinto – Dr. Afonso Carlos Neves (inscrição opcional)
  • 12:00h – Almoço
  • 14:00h – Mindfulness – Dr. Marcelo Demarzo
  • 14:30h – Espiritualidade e humanidades – Dra. Simone Brasil
  • 15:00h – Medicina Ayurvédica – Dr. Cesar Deveza
  • 15:30h – Meditação – Ari Raynford e Priscilla Guerra
  • 16:00h – Práticas de Yoga – Marcos Rojo
  • 16:30h – Práticas de Dança Circular – Paulo Murakata

Conheça os Palestrantes:

Ana Lucia Goulart
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1979), Mestre em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (1986) e Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2009). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de São Paulo (2009). É chefe do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina/Unifesp desde 2015. Desenvolve linha de pesquisa na área de Neonatologia, com ênfase em Crescimento e Desenvolvimento de Prematuros.

Claudio Len
Especialista em Pediatra e em Reumatologista Pediátrica. Professor Associado do Departamento de Pediatra da EPM-Unifesp.

Sergio Eiji Furuta
Presidente da Associação Paulista de Homeopatia. Presidente do Departamento de Homeopatia da APM. Pesquisador homeopata da Disciplina de ORL Pediátrica da EPM/UNIFESP. Graduação em Medicina e Especialização em Pediatria na EPM/UNIFESP. Especialista em Pediatria pela SBP/AMB. Especialista em Homeopatia pela AMHB/AMB. Editor da Revista de Homeopatia SP

Sergio Spalter
Pediatra / alergista e imunologista pela FMUSP; Doutor em imunologia pela ICB -USP; Médico do Hospital Albert Einstein; Experiência em Medicina Antroposófica há 30 anos.

Jorge Eiji Sato
Médico especialista em ortopedista e traumatologista pela UNIFESP 1980 a 1983. Cirurgião de mão pela UNIFESP
Acupunturista pela AMB. Diretor da clínica Sato de Medicina Tradicional Chinesa e instrutor qigong

Iole Lebensztajn
Formada em Medicina pela USP, mantém consultório em São Paulo e é autorizada pela Jin Shin Jyutsu, Inc. (Arizona – EUA) para ministrar Cursos e Seminários de Jin Shin Jyutsu no Brasil e em todo o mundo desde 1999. É coordenadora e autora do Currículo do JSJ Professional Practitioner Course pela Atlantic Health System em Morristown (New Jersey) que faz parte do Programa de Certificação Profissional de JSJ, pelo Mary Burmeister Institute.

Afonso Carlos Neves
Formado em Medicina pela EPM, Pós-doutorado em Neurologia na University of California San Francisco, Professor Afiliado da Disciplina de Neurologia da EPM-Unifesp. Coordenador do Setor de Neuro-Humanidades da Neurologia da EPM-Unifesp e “Meditação Caminhando no Labirinto”.

Marcelo Demarzo
Pesquisador e Médico especialista em Mindfulness. Professor Livre-Docente da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP. Formado pela FMRP-USP. Foca sua atuação em Mindfulness (Atenção Plena), Atenção Primária à Saúde (APS), Inovação Tecnológica em Saúde, e Big Data | Coordenador do “Mente Aberta” – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde (https://mindfulnessbrasil.com/) | Coordenador da Especialização em Mindfulness da UNIFESP.

Simone Brasil
Médica Intensivista da UTI Pediátrica do Hospital São Paulo – UNIFESP/EPM. Especialista em Bioética e Cuidados Paliativos. Presidente do Dep. Científico de Dor e Medicina Paliativa da SBP. Coordenadora da Comissão de Bioética e Cuidados Paliativos Pediátricos da UNIFESP/EPM.

Antonio Cesar Ribeiro Deveza Silva
Formado em Medicina. Mestrado em Filosofia, Cultura, Literatura e Língua Sânscrita pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Médico colaborador do ProSER – Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Médico pesquisador do Projepsi – Programa de Epilepsia e Neuropsiquiatria do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Gestor do Projeto YAM – Yoga, Ayurveda e Meditação para os adolescentes da Fundação CASA.

Ari Raynsford
Doutor em Engenharia Nuclear e Mestre em Engenharia Mecânica pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Engenheiro Naval pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Estudioso da obra de Ken Wilber há 27 anos, nos últimos 19 anos tem se dedicado a divulgá-la, ministrando cursos e palestras, coordenando grupos de estudo e traduzindo livros e artigos.

Priscilla Guerra
Psicóloga, Psicodramatista, Formação em Yoga pelo IEPY e doutoranda pela Pediatria e Ciências aplicadas a Saúde.

Marcos Rojo Rodrigues
Professor de Educação Física, formado pela USP. Diplomado em Yoga pelo Instituto de Kaivalyadhama. Mestre pela Faculdade de Medicina da USP.

Paulo Murakata
Formado em Matematica e focalizador de Danças Circulares Sagradas desde 1995, com participações em vários eventos de danças, desde o “Festival of Sacred Dance” na comunidade de Findhorn, em 1996 e varios outros até o momento. Co-autor do livro “Danças Circulares Sagradas – uma Proposta de Educação e Cura”, da Editora TRIOM.

Convidados especiais: Marcelos dos Santos – óleos essenciais e Grupo Tom da Vida