Quando começamos a escrever nossa história na oncologia pediátrica do Brasil em 1991, realizando atendimentos em uma casinha no bairro da Vila Clementino, zona sul de São Paulo, nosso propósito sempre foi oferecer todas as chances de cura a crianças e adolescentes que enfrentavam o câncer. Porém, para alcançarmos este objetivo havia a necessidade de um trabalho de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce para ampliar a cura da doença.

Como os sintomas são facilmente confundidos com doenças benignas infantis, como febre e mal-estar, o tumor pode passar despercebido e, com isso, crescer de forma acelerada e agressiva, alcançando estágios que dificultam o tratamento. Por isso, a importância de alertar sobre os sinais e sintomas para chegar-se o mais rápido à descoberta do câncer na criança ou adolescente.

Setembro é o mês escolhido por instituições sociais para realizar a campanha “Setembro Dourado” e conscientizar a sociedade sobre a doença.

O câncer é a doença que mais mata crianças e adolescentes no Brasil. Anualmente, segundo estimativas do INCA, serão 7.930 casos diagnosticados no país. E de acordo com o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, cerca de 2.560 vidas são perdidas por ano.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), com o diagnóstico precoce e acesso rápido ao tratamento de qualidade, as chances de cura podem chegar a até 80% em países desenvolvidos.

Por isso, com conhecimento, pais, responsáveis e pessoas que convivem com as crianças, como avós, tios e professores, podem contribuir para identificar os primeiros sintomas. Mas só o diagnóstico rápido não basta. O tratamento do câncer infantil exige cuidados especializados e multidisciplinares em centros especializados em oncologia pediátrica, como o Hospital do GRAACC.

Para ampliarmos o conhecimento sobre os sinais e sintomas do câncer infantil realizamos diversas ações em setembro.

Além de lançarmos a nossa nova campanha institucional, “Vamos Vencer Essa Fase”, que reforça nosso papel como centro especializado no tratamento de casos de alta complexidade do câncer infantojuvenil, realizamos em parceria com a TV Pinguim a campanha #UmFlashSalva, protagonizada pelos personagens do desenho animado Show da Luna!, voltada à conscientização aos sinais e sintomas para o retinoblastoma, tumor ocular que acomete crianças pequenas. Também reforçamos a divulgação da nossa cartilha que contém todas as informações necessárias sobre o câncer infantojuvenil e, em parceria com a prefeitura de São Paulo, no dia 18 de setembro, apagamos por 30 minutos as luzes de seis cartões-postais da cidade: Ponte Estaiada, Viaduto do Chá, Páteo do Collegio, Biblioteca Mário de Andrade, Edifício Matarazzo e Monumento às Bandeiras.

Tudo isso para continuarmos oferecendo todas as chances de cura do câncer infantil, garantindo que crianças e adolescentes com câncer tenham a oportunidade de crescerem saudáveis, felizes e cheias de esperança.


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