Você sabia que, apesar de raro, o retinoblastoma é o tipo mais comum de câncer no olho em crianças? Ele tem origem na retina e 95% dos casos ocorrem até os 5 anos de idade.

Mas, a boa notícia é que as chances de cura do tumor superam 90% quando diagnosticado em estágio inicial e tratado em centros especializados, conforme explica a nossa oncologista pediátrica, Dra. Carla Macedo: “o diagnóstico precoce é imprescindível em qualquer tipo de câncer. No caso do retinoblastoma, se o tumor for diagnosticado em estágio inicial e tratado em centros especializados, as chances de cura superam 90%”. Por outro lado, se houver demora na detecção, o câncer sai do olho e se espalha para outros locais do corpo, o que coloca em risco não somente a visão, mas também a vida da criança”.

Os principais sintomas da doença são: reflexo branco na pupila, perceptível em fotos tiradas com flash, estrabismo, proptose, que é o deslocamento anterior do olho na cavidade da órbita e faz com que um ou ambos fiquem salientes, e outros sinais, como problemas de visão, dor e aumento do tamanho, vermelhidão da parte branca e sangramento na parte anterior.

Independentemente do surgimento ou não de sintomas aparentes, é muito importante que pais e responsáveis levem a criança para avaliação de um oftalmologista no primeiro ano de vida. “Os cuidados com os olhos são fundamentais para o diagnóstico em estágio inicial de qualquer alteração ocular nos bebês”, reforça a Dra. Carla.

Por isso, para expandir a conscientização sobre o Retinoblastoma, o nosso hospital é apoiador da campanha “De Olho nos Olhinhos” e realizou algumas ações voltadas para esse objetivo.

Na última sexta-feira (13/9) recebemos a jornalista Daiana Garbin, idealizadora da campanha, que conversou com nossos pacientes e acompanhantes, e destacou a importância de identificar os primeiros sinais nos olhos das crianças e compartilhar essa conscientização com amigos e familiares.

A ação contou também com a presença especial da Mônica e da Magali, que trouxeram alegria aos nossos pacientes, reforçando, de forma lúdica, a importância da campanha para a saúde ocular infantil.

Além disso, no Hospital São Paulo, o Dr. Luiz Fernando, oftalmologista do GRAACC especializado em oncologia ocular, também esclareceu dúvidas e destacou a necessidade do diagnóstico precoce.

 

Para saber mais, clique aqui

 

 

 

 

 

 


Compartilhe:

Atenção aos sinais do câncer infantojuvenil

Entender os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil é um passo fundamental para garantir o...

Humanização no tratamento do câncer infantil

Humanização para lidar com os pacientes.  As crianças do GRAACC,  referência em humanização hospitalar infantil, ...

Estivemos em congresso sobre infectologia pediátrica

O GRAACC tem como um dos pilares de sua atuação o compromisso com a medicina...

Excelência: UTI do GRAACC no IPOCCS 2025

No GRAACC, cuidar de crianças e adolescentes com câncer é um compromisso que vai além...