A sala de simulação realística do Hospital do GRAACC possibilita que funcionários e estudantes de medicina realizem treinamento com o uso de bonecos robôs. O objetivo é de que permeiam as primeiras fases do desenvolvimento humano como: recém-nascido, infância e adolescência. A inteligência aplicada torna possível o aprendizado de profissionais pela prática de diversas situações compatíveis com a realidade do cotidiano hospitalar.
É sabido que existem poucas instituições especializadas de saúde, principalmente no câncer infantil, que realizam este tipo de capacitação. Isto se deve ao fato de que é preciso um grande investimento em avançadas tecnologias com metodologia inovadora de treinamento. Desse modo é possível atingir melhores resultados no dia a dia dos profissionais que atuam em oncologia pediátrica.
“O treinamento por meio de simulação realística permite um ambiente participativo e de interatividade, utilizando cenários clínicos. Sabemos que o adulto retém mais informações quando vivencia a situação e por isso é tão eficaz, como estratégia de ensino”, afirma Fernanda Ribeiro Araújo Oliveira, Gestora de Educação e Pesquisa do Hospital do GRAACC.
Suas funcionalidades incluem o uso de algoritmos que geram respostas automáticas. Desta forma permite-se que os profissionais e estudantes estejam inseridos em um contexto de ocorrências e administração de medicamentos. Consequentemente, eles podem aprimorar suas técnicas em pacientes oncológicos pediátricos com diversos sintomas. Dentre eles podemos citar: crise convulsiva, sangramento, parada cardíaca, alterações neurológicas, sudorese excessiva, entre outras situações. Por fim, a partir da decisão tomada pelo profissional, haverá melhora ou piora do estado clínico do “paciente”.
Desde a inauguração, em outubro de 2017, o setor de Educação Permanente proporciona em média 1,3 mil participações. Desses, podemos citar: 15 treinamentos por ano para enfermeiros, médicos e estudantes no ambiente de simulação realística.
No futuro, o GRAACC pretende expandir o uso dessa metodologia para outras universidades e hospitais públicos. Dessa forma, nós garantimos a contemplação de nossos profissionais da área oncológica pediátrica.
Saiba mais – link com https://www.graacc.org.br/simulacao-realistica/
Hoje, 26 de dezembro, inauguramos a revitalização de nossa segunda ala de internação. A área,...
O termo ‘cuidados paliativos’ deriva do latim palliare, que significa cobrir com um manto. Em...
No final de abril, o GRAACC participou do Global Forum, em Brasília, para discutir a...
Cada família que atravessa as portas do Hospital do GRAACC carrega consigo uma história única,...