O Hospital do GRAACC, referência de hospital humanizado existe para curar crianças e adolescentes com câncer. No entanto, para aumentar as taxas de cura, o diagnóstico precoce da doença é fundamental. Por isso, é muito importante prestar atenção aos sinais que o câncer dá, já que eles são muito parecidos com doenças benignas da infância.

Entre os tipos mais frequentes da doença destacam-se os tumores do sistema nervoso central. Este tipo apresenta incidência em torno de 20%, em crianças abaixo de 15 anos de idade.

Sintomas de Tumores do Sistema Nervoso Central

Os sintomas mais comuns são: dores de cabeça, vômitos, convulsão, alterações visuais, desequilíbrio ao andar. Em bebês com menos de um ano, por exemplo, irritabilidade, aumento do perímetro cefálico, movimento ocular anormal, vômitos persistentes sem uma causa aparente, podem ser sinais de alerta.

“Esses sinais e sintomas são muito parecidos com doenças comuns entre crianças e adolescentes. Por esse motivo toda criança deve ser acompanhada pelo pediatra. Assim sendo, qualquer indício que possa auxiliar na indicação do surgimento de um tumor não deve ser descartado, pois o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura”, explica a Dra. Nasjla Saba, oncologista pediátrica do Hospital do GRAACC.

 

 

 

 

 

 

 

Outros sintomas do Câncer Infantil

Além desses sinais, que são mais relacionados aos tumores do sistema nervoso central, existem outros sintomas do câncer infantil. É importante ressaltar que muito deles se confundem com doenças comuns da infância. Por isso, também é preciso ficar atento a alguns sinais. Para exemplificar podemos citar: dores nos ossos (pernas, com ou sem inchaço), manchas roxas pelo corpo não relacionados a traumas, palidez e fraqueza frequente, inchaço na barriga, perda de peso, aumento dos gânglios linfáticos, além de quadro constante de febre e sudorese.

Diagnóstico e Cura

“No GRAACC, o índice médio de cura do câncer é de 70%.  Um número comparável aos serviços especializados da Europa e Estados Unidos. Porém, somente com o diagnóstico precoce é que se consegue manter o índice neste patamar”, comenta a oncologista pediátrica.

A saber, o diagnóstico é feito por meio de exames de imagem, sendo eles: a tomografia computadorizada e ressonância magnética, além de exames laboratoriais e líquor.

“Além dos exames disponíveis, a prática clínica e a vivência do médico auxiliam muito na percepção da doença. Isso já acontece no primeiro contato com o paciente”, acrescenta Dra. Nasjla.

Saiba mais


Compartilhe:

Muito obrigado! Inscrições encerradas!

Estamos muito felizes! Seremos mais de 12 mil pessoas correndo e caminhando pela cura do...

Parceiros do GRAACC: Fevereiro e Março | 2024

Todos os anos, o nosso Hospital atende, graças aos nossos parceiros, milhares de crianças e adolescentes...

II Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica do GRAACC

O II Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica GRAACC, agendado para 05 a 07 de setembro...

Nosso orgulho: Laiane e Vinícius

Laiane e Vinícius estão casados há 11 anos e quando se conheceram descobriram que tinham...

Simpósio de Medicina: INSCRIÇÕES ABERTAS!

O nosso simpósio de medicina abordará o impacto de práticas como homeopatia, cromoterapia, acupuntura, yoga...

Nossa paciente do GRAACC celebra cura

Em 2011, chegar aqui, no GRAACC, foi sinônimo de esperança de cura para Bianca. Após...