Durante todo o mês de fevereiro, os usuários da Linha 5-Lilás, que passam pela Estação Hospital São Paulo de metrô, poderão ver a exposição “Diagnóstico precoce salva vidas”. A ação é uma iniciativa do nosso hospital em parceria com a ViaMobilidade e o Instituto CCR para alertar a população sobre os sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes.

O mês foi escolhido porque 15 de fevereiro é o Dia internacional de Conscientização do Câncer Infantil, uma ação global que tem o objetivo aumentar a conscientização sobre a doença.

Todos os anos, estima-se que mais de 400 mil crianças e adolescentes com menos de 20 anos serão diagnosticados com a doença no mundo. No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são cerca de 8 mil casos por ano, sendo a doença que mais causa mortes na população infantojuvenil.

Para aumentar as chances de cura é preciso diagnóstico precoce e encaminhamento para tratamento em centros especializados em oncologia pediátrica, como o nosso.

A exposição chama a atenção para os sinais do câncer infantil, que são parecidos com algumas doenças típicas da infância, como febre e dores de cabeça constantes, palidez, caroço na barriga, pernas e outras partes do corpo, perda de peso sem causa aparente, manchas na pele, entre outros.

“A atenção dos pais e responsáveis aos primeiros sinais é muito importante para que a doença seja diagnosticada rapidamente e proporcionarmos o tratamento com qualidade de vida às crianças e adolescentes. E esta parceria com a ViaMobilidade e o Instituto CCR vem somar aos nossos esforços de reverberar a importância do diagnóstico precoce para alcançarmos grandes chances de cura sobre a doença”, ressalta nossa diretora médica Dra Monica Cypriano.

A exposição permanece na Estação Hospital São Paulo do metrô até 29 de fevereiro.


Compartilhe:

II Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica do GRAACC

O II Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica GRAACC, agendado para 05 a 07 de setembro...

Nós, do GRAACC, estamos no Aliança Global St. Jude

Desde 2019 o Hospital do GRAACC faz parte da Aliança Global St. Jude, uma iniciativa...

Como será o futuro da oncologia pediátrica?

Como parte de um caminho para compartilhar conhecimento e ampliar as chances de cura do...

Relatório de Atividades: 2022

Preparamos nosso relatório de atividades com o objetivo de informar ao leitor tudo o que...