Uma equipe ampla, experiente, especializada e unida para alcançar todas as chances de cura do câncer infantil

Conheça algumas das especialidades da medicina envolvidas no tratamento da doença em nosso hospital

O câncer não é uma doença única, mas um conjunto de diferentes tipos de tumores que atuam com variadas características em cada organismo. O que eles têm em comum? O crescimento e a multiplicação descontrolada de células. O que têm de diferente entre si? O conjunto de modalidades terapêuticas mais eficazes para o tratamento, terapias-alvo, os possíveis efeitos colaterais e os desdobramentos próprios de cada tipo de tumor.

Como referência no tratamento do câncer infantojuvenil, que são doenças raras e que exigem cuidados diferenciados em relação ao câncer nos adultos, temos ambulatórios separados por tipos de tumor, o que permite ao oncologista pediátrico e à equipe multiprofissional mais experiência e conhecimento em cada doença específica.

Em nosso hospital, é oferecido cuidado integral ao paciente, ou seja, são observadas as necessidades da criança e do adolescente como um todo, não apenas em relação ao câncer. Desta forma, o oncologista pediátrico é quem direciona o tratamento, com o apoio de uma equipe multiprofissional, como enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, odontologia, entre outras, e principalmente de outras especialidades médicas.

Para isso, no GRAACC, contamos com a parceria técnica-científica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Conheça algumas das especialidades médicas envolvidas no tratamento oncológico de crianças e adolescentes no Hospital do GRAACC

Oncologista pediátrico: Médico especializado no diagnóstico e no tratamento do câncer infantojuvenil. Em nosso hospital, esses profissionais atuam de maneira especializada por tipos de tumores ou em tratamentos diferenciados, como Cuidados Paliativos e Transplantes de Medula Óssea. É o oncologista pediátrico quem direciona os passos do tratamento e o apoio das outras especialidades.

Anestesista: Médico que faz parte da equipe cirúrgica. É quem avalia o estado de saúde do paciente antes da cirurgia, aplica a anestesia e monitora o paciente até a alta após a cirurgia.

Cardiologista: Médico especializado no sistema circulatório e no coração que cuida das possíveis complicações cardiovasculares dos pacientes oncológicos pediátricos.

Cirurgião: Médico especializado em realizar cirurgias em crianças e adolescentes com câncer. Em nosso hospital, atuam cirurgiões pediátricos, neurocirurgiões, cirurgiões-dentistas, ortopedistas, plásticos, torácicos, vasculares, entre outros.

Endocrinologista: Médico especializado em doenças relacionadas com as glândulas do sistema endócrino, como tireoide, hipófise, pâncreas, glândula pineal e adrenal.

Fisiatra: Médico especializado em prevenir e tratar doenças associadas a limitações físicas e dores crônicas.

Gastroenterologista pediátrico: Médico especialista em doenças do trato digestivo de crianças e adolescentes.

Geneticista Clínico: Médico especializado no estudo genético para diagnóstico, aconselhamento genético e terapia gênica.

Hematologista: Médico especialista em doenças do sangue, tecidos que produzem o sangue e na transfusão sanguínea.

Infectologista: Médico especializado em prevenir e tratar doenças causadas por microorganismos.

Neurologista: Médico clínico especializado no diagnóstico e tratamento das doenças neurológicas.

Nutrólogo: Médico especializado no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas ao comportamento alimentar ou alimentação inadequada.

Otorrinolaringologista: Médico especializado em doenças do ouvido, nariz e garganta.

Oftalmologista: Médico especialista em doenças oculares.

Patologista: Médico especializado em diagnosticar e classificar doenças através de exames e estudos de amostras. Ele define quando um tumor é maligno ou benigno e o estadiamento.

Psiquiatra: Médico especializado em prevenir, diagnosticar, tratar pacientes com distúrbios mentais.

Radiologista: Médico especialista na interpretação dos exames de imagem.

Radio-oncologista: Médico especializado no tratamento radioterápico. É quem planeja, prescreve e acompanha o tipo e a melhor técnica de radioterapia para o paciente.

Intensivista: Médico especializado nos cuidados dos pacientes gravemente enfermos ou com alto grau de dependência de cuidados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).


Compartilhe:

Webinar GRAACC

Alta Complexidade do Sistema Nervoso Central e as novas tecnologias utilizadas. Participe!

I Webinar Científico GRAACC

Acompanhe todo o conteúdo do evento realizado com a equipe médica do Hospital do GRAACC

Doações para o GRAACC

Saiba como realizar sua doação de forma segura e ajudar com o tratamento de nossos...