Uma equipe médica multidisciplinar, ampla, experiente, especializada e unida para alcançar todas as chances de cura do câncer infantil.

Conheça algumas das especialidades da medicina envolvidas no tratamento da doença em nosso hospital

O câncer não é uma doença única, mas um conjunto de diferentes tipos de tumores que atuam com variadas características em cada organismo. O que eles têm em comum? O crescimento e a multiplicação descontrolada de células. O que têm de diferente entre si? O conjunto de modalidades terapêuticas mais eficazes para o tratamento, terapias-alvo, os possíveis efeitos colaterais e os desdobramentos próprios de cada tipo de tumor.

Como referência no tratamento do câncer infantojuvenil, que são doenças raras e que exigem cuidados diferenciados em relação ao câncer nos adultos, temos ambulatórios separados por tipos de tumor, o que permite ao oncologista pediátrico e à equipe multiprofissional mais experiência e conhecimento em cada doença específica.

À primeira vista o nosso hospital, é oferecido cuidado integral ao paciente, ou seja, são observadas as necessidades da criança e do adolescente como um todo, não apenas em relação ao câncer. Desta forma, o oncologista pediátrico é quem direciona o tratamento, com o apoio de uma equipe multiprofissional, como enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, odontologia, entre outras, e principalmente de outras especialidades médicas.

Para isso, no GRAACC, contamos com a parceria técnica-científica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que fortalece a nossa equipe médica multidisciplinar.

Conheça algumas das especialidades médicas envolvidas no tratamento oncológico de crianças e adolescentes no Hospital do GRAACC

Oncologista pediátrico: Médico especializado no diagnóstico e no tratamento do câncer infantojuvenil. Em nosso hospital, esses profissionais atuam de maneira especializada por tipos de tumores ou em tratamentos diferenciados, como Cuidados Paliativos e Transplantes de Medula Óssea. É o oncologista pediátrico quem direciona os passos do tratamento e o apoio das outras especialidades.

Anestesista: Médico que faz parte da equipe cirúrgica. É quem avalia o estado de saúde do paciente antes da cirurgia, aplica a anestesia e monitora o paciente até a alta após a cirurgia.

Cardiologista: Médico especializado no sistema circulatório e no coração que cuida das possíveis complicações cardiovasculares dos pacientes oncológicos pediátricos.

Cirurgião: Médico especializado em realizar cirurgias em crianças e adolescentes com câncer. Em nosso hospital, atuam cirurgiões pediátricos, neurocirurgiões, cirurgiões-dentistas, ortopedistas, plásticos, torácicos, vasculares, entre outros.

Endocrinologista: Médico especializado em doenças relacionadas com as glândulas do sistema endócrino, como tireoide, hipófise, pâncreas, glândula pineal e adrenal.

Fisiatra: Médico especializado em prevenir e tratar doenças associadas a limitações físicas e dores crônicas.

Gastroenterologista pediátrico: Médico especialista em doenças do trato digestivo de crianças e adolescentes.

Geneticista Clínico: Médico especializado no estudo genético para diagnóstico, aconselhamento genético e terapia gênica.

Hematologista: Médico especialista em doenças do sangue, tecidos que produzem o sangue e na transfusão sanguínea.

Infectologista: Médico especializado em prevenir e tratar doenças causadas por microorganismos.

Neurologista: Médico clínico especializado no diagnóstico e tratamento das doenças neurológicas.

Nutrólogo: Médico especializado no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas ao comportamento alimentar ou alimentação inadequada.

Otorrinolaringologista: Médico especializado em doenças do ouvido, nariz e garganta.

Oftalmologista: Médico especialista em doenças oculares.

Patologista: Médico especializado em diagnosticar e classificar doenças através de exames e estudos de amostras. Ele define quando um tumor é maligno ou benigno e o estadiamento.

Psiquiatra: Médico especializado em prevenir, diagnosticar, tratar pacientes com distúrbios mentais.

Radiologista: Médico especialista na interpretação dos exames de imagem.

Radio-oncologista: Médico especializado no tratamento radioterápico. É quem planeja, prescreve e acompanha o tipo e a melhor técnica de radioterapia para o paciente.

Intensivista: Médico especializado nos cuidados dos pacientes gravemente enfermos ou com alto grau de dependência de cuidados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).


Compartilhe:

Muito obrigado! Inscrições encerradas!

Estamos muito felizes! Seremos mais de 12 mil pessoas correndo e caminhando pela cura do...

Parceiros do GRAACC: Fevereiro e Março | 2024

Todos os anos, o nosso Hospital atende, graças aos nossos parceiros, milhares de crianças e adolescentes...

II Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica do GRAACC

O II Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica GRAACC, agendado para 05 a 07 de setembro...

Setembro Dourado

Hoje começa o mês de conscientização sobre o combate do câncer infantil

Ciência e inovação em primeiro lugar em nosso hospital

Estudo com participação de nosso médico atualiza associação de medicamentos no tratamento de linfoma de...

Uma paixão pela Escola Móvel

Já faz dez meses desde que Rinaldo chegou ao nosso Hospital para tratar de um...