O GRAACC é o primeiro hospital na América Latina a integrar o Pediatric Neuro Oncology Consortium (PNOC), uma rede científica de colaboração internacional entre centros de excelência dedicados à pesquisa de cânceres cerebrais infantis. O objetivo do PNOC é reunir pesquisadores de todo o mundo para produzir conhecimento que possam aumentar as chances de cura de crianças e adolescentes com tumores do Sistema Nervoso Central, com qualidade de vida. Nosso hospital foi selecionado para integrar o PNOC por conta da qualidade do tratamento da doença e dos resultados que alcançamos.
Atualmente, participam do consórcio 275 especialistas que estão desenvolvendo mais de 30 estudos clínicos para identificar terapias inovadoras e com menos efeitos colaterais para pacientes pediátricos que enfrentam a doença.
Os tumores do Sistema Nervoso Central correspondem a cerca de 20% das neoplasias abaixo de 15 anos, sendo o câncer sólido mais prevalente na infância e o segundo tipo mais frequente, apenas superados pelas leucemias. Estima-se que no Brasil a incidência em torno de 8 a 15% das neoplasias infantis e o seu pico encontra-se na primeira década de vida.
Os fatores de risco para o desenvolvimento dos tumores de Sistema Nervoso Central na infância são predominantemente desconhecidos, porém existem condições predisponentes conhecidas, como a exposição à radiação ionizante e em torno de 10% dos casos, a associação com síndromes genéticas como neurofibromatose, complexo de esclerose tuberosa e a síndrome de Li-Fraumeni.
Com esta oportunidade, nossos médicos, em colaboração com especialistas renomados de vários países que compõe o PNOC, pretendem contribuir para aumentar as chances de cura de crianças e adolescentes com câncer cerebral.
Para saber mais sobre o PNOC, clique aqui.
Elaboramos um guia com algumas orientações para diminuir os riscos e auxiliar a segurança.
Todos os anos, o nosso hospital atende milhares de crianças e adolescentes de todo o Brasil. Elas...
Uma tarde incrível celebrando o aniversário do GRAACC