O GRAACC é o primeiro hospital na América Latina a integrar o Pediatric Neuro Oncology Consortium (PNOC), uma rede científica de colaboração internacional entre centros de excelência dedicados à pesquisa de cânceres cerebrais infantis. O objetivo do PNOC é reunir pesquisadores de todo o mundo para produzir conhecimento que possam aumentar as chances de cura de crianças e adolescentes com tumores do Sistema Nervoso Central, com qualidade de vida. Nosso hospital foi selecionado para integrar o PNOC por conta da qualidade do tratamento da doença e dos resultados que alcançamos.
Atualmente, participam do consórcio 275 especialistas que estão desenvolvendo mais de 30 estudos clínicos para identificar terapias inovadoras e com menos efeitos colaterais para pacientes pediátricos que enfrentam a doença.
Os tumores do Sistema Nervoso Central correspondem a cerca de 20% das neoplasias abaixo de 15 anos, sendo o câncer sólido mais prevalente na infância e o segundo tipo mais frequente, apenas superados pelas leucemias. Estima-se que no Brasil a incidência em torno de 8 a 15% das neoplasias infantis e o seu pico encontra-se na primeira década de vida.
Os fatores de risco para o desenvolvimento dos tumores de Sistema Nervoso Central na infância são predominantemente desconhecidos, porém existem condições predisponentes conhecidas, como a exposição à radiação ionizante e em torno de 10% dos casos, a associação com síndromes genéticas como neurofibromatose, complexo de esclerose tuberosa e a síndrome de Li-Fraumeni.
Com esta oportunidade, nossos médicos, em colaboração com especialistas renomados de vários países que compõe o PNOC, pretendem contribuir para aumentar as chances de cura de crianças e adolescentes com câncer cerebral.
Para saber mais sobre o PNOC, clique aqui.
Mais uma vez GRAACC é eleito uma das 100 Melhores Ongs do país
Acabamos de reinaugurar mais uma área de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de nosso hospital.
No Dia Mundial da Infância, nosso hospital reforça a importância da imunização de crianças e...