Já faz dez meses desde que Rinaldo chegou ao nosso Hospital para tratar de um câncer. Apesar de estar longe de casa, o pequeno alagoano não teve que interromper os estudos, graças à nossa Escola Móvel.

Apesar de não poder frequentar a escola regularmente, o menino de 11 anos continua suas aulas do 5º ano do Ensino Fundamental com nossos professores durante o tratamento.

Rinaldo nutre um amor especial pela Escola Móvel, dedicando-se com entusiasmo a todas as atividades propostas pelos professores. Assim que uma aula termina, ele já está ansioso por outra.

“O Rinaldo gosta muito da Escola Móvel. Quando viemos ao hospital para consulta ou realizar os exames, ele sempre passa lá na sala dos professores, mesmo em períodos que não são de aula. É um trabalho do Hospital do GRAACC que faz um bem danado para ele”, diz a mãe Genilda, com um brilho nos olhos.

Para que as crianças e adolescentes não parem de estudar durante o tratamento,  oferecemos o acompanhamento pela Escola Móvel, que os mantém envolvidos nas atividades escolares do ensino fundamental até o preparo para o vestibular, incluindo a inscrição de classe-hospitalar para aplicação do Enem dentro do ambiente hospitalar, com o apoio do Inep. O atendimento se adequa às condições e locais em que o paciente se encontra dentro do hospital, assim ele não perde o ano letivo.

A iniciativa é reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e segue a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A equipe mantém contato com a escola de origem dos pacientes e com seus pais informando sobre a necessidade e importância dos estudos durante o tratamento. O aluno recebe aulas individuais mesmo quando está em tratamento, seguindo o cronograma da escola onde está regularmente matriculado.

A presença da Escola Móvel tem sido fundamental no tratamento de Rinaldo, proporcionando-lhe não apenas apoio em sua jornada conosco, mas também a oportunidade de se preparar para uma vida repleta de conquistas futuras.


Compartilhe:

Parceiros do GRAACC: Abril | 2024

Todos os anos, o nosso Hospital atende, graças aos nossos parceiros, milhares de crianças e adolescentes...

II Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica do GRAACC

O II Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica GRAACC, agendado para 05 a 07 de setembro...

Conheça a história de uma de nossas doadoras

O ato de doar sempre esteve intrínseco na família da Marcella Leite, de 32 anos....

Escola Móvel ajuda nossa paciente em universidade

Conheça a história de nossa paciente, Tássia, que ingressou na Universidade após concluir os estudos...

Humanização no tratamento do câncer infantil

Humanização para lidar com os pacientes.  As crianças do GRAACC,  referência em humanização hospitalar infantil, ...