Desde quando começamos a sonhar com o nosso próprio hospital, já o imaginamos com um Centro de Transplante de Medula Óssea (TMO). Somente no ano de 2021, foram 96 procedimentos, o que corresponde a 15% dos 619 transplantes de medula pediátricos do Brasil. Somos um dos únicos centros especializados em câncer infantil a realizar transplantes e responsáveis por um a cada seis procedimentos em crianças e adolescentes realizados no país.

Dispomos de três tipos de transplantes:

Autólogo: utiliza células do próprio paciente, que são coletadas e congeladas.
Alogênico: feito a partir de células de medula de um doador, em geral totalmente compatível (da mesma família ou não).
Haploidêntico: utiliza o mesmo processo do alogênico, porém o doador é um parente de primeiro grau (pai, mãe, irmão ou filho) com 50% de compatibilidade.

Como encontramos o doador de medula óssea?

Os dados do paciente são cruzados com os dados contidos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) e em vários outros registros disponíveis ao redor do mundo. De acordo com a World Marrow Donor Association, organização que reúne os registros internacionais, há mais de 40 milhões de doadores cadastrados no planeta!

E se você for compatível com um paciente?

Se for considerado compatível com algum paciente, você será consultado novamente sobre a doação. Se aceitar, passará por mais exames para confirmar a compatibilidade com o receptor e terá a saúde avaliada clinicamente. Depois de todas essas etapas concluídas, estará apto a ser um doador.

Passo a passo do transplante

As células-tronco do doador são retiradas da parte posterior da pelve através de punções. O procedimento é feito sob anestesia. Assim, as células são transplantadas através da corrente sanguínea e naturalmente vão para o interior dos ossos. Após 2 a 3 semanas, as células do paciente estão renovadas e voltam a produzir sangue

Como ser um doador de medula óssea?

Procure pelo hemocentro mais próximo (é possível consultar pelo site: redome.inca.gov.br/doador/), faça seu cadastro e mantenha sempre seus dados atualizados. Nesta etapa de cadastro, você terá dúvidas sobre a doação esclarecidas, preencherá um termo de consentimento e terá uma pequena quantidade de sangue retirada (10ml).


Compartilhe:

Corrida e Caminhada GRAACC Inscrições abertas! Participe!

Venha correr pela cura de nossos pacientes! Convide seus amigos e familiares e corra ou...

Como funciona nossa Radioterapia?

“Quero ir na ‘pilização’”. Era assim que Ana, uma das primeiras pacientes que passou pelo...

1º Congresso Internacional do GRAACC

Nosso Hospital vai compartilhar experiências e conhecimentos adquiridos em 30 anos de existência. Participe!

Equipe médica multidisciplinar

Uma equipe ampla, experiente, especializada e unida para alcançar todas as chances de cura do câncer...

Super-heróis alpinistas descem pelas paredes do nosso hospital

Super-heróis alpinistas descem pelas paredes do Hospital do GRAACC para interagir com os pacientes.