Desde quando começamos a sonhar com o nosso próprio hospital, já o imaginamos com um Centro de Transplante de Medula Óssea (TMO). Somente no ano de 2021, foram 96 procedimentos, o que corresponde a 15% dos 619 transplantes de medula pediátricos do Brasil. Somos um dos únicos centros especializados em câncer infantil a realizar transplantes e responsáveis por um a cada seis procedimentos em crianças e adolescentes realizados no país.

Dispomos de três tipos de transplantes:

Autólogo: utiliza células do próprio paciente, que são coletadas e congeladas.
Alogênico: feito a partir de células de medula de um doador, em geral totalmente compatível (da mesma família ou não).
Haploidêntico: utiliza o mesmo processo do alogênico, porém o doador é um parente de primeiro grau (pai, mãe, irmão ou filho) com 50% de compatibilidade.

Como encontramos o doador de medula óssea?

Os dados do paciente são cruzados com os dados contidos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) e em vários outros registros disponíveis ao redor do mundo. De acordo com a World Marrow Donor Association, organização que reúne os registros internacionais, há mais de 40 milhões de doadores cadastrados no planeta!

E se você for compatível com um paciente?

Se for considerado compatível com algum paciente, você será consultado novamente sobre a doação. Se aceitar, passará por mais exames para confirmar a compatibilidade com o receptor e terá a saúde avaliada clinicamente. Depois de todas essas etapas concluídas, estará apto a ser um doador.

Passo a passo do transplante

As células-tronco do doador são retiradas da parte posterior da pelve através de punções. O procedimento é feito sob anestesia. Assim, as células são transplantadas através da corrente sanguínea e naturalmente vão para o interior dos ossos. Após 2 a 3 semanas, as células do paciente estão renovadas e voltam a produzir sangue

Como ser um doador de medula óssea?

Procure pelo hemocentro mais próximo (é possível consultar pelo site: redome.inca.gov.br/doador/), faça seu cadastro e mantenha sempre seus dados atualizados. Nesta etapa de cadastro, você terá dúvidas sobre a doação esclarecidas, preencherá um termo de consentimento e terá uma pequena quantidade de sangue retirada (10ml).


Compartilhe:

Parceiros do GRAACC: Abril | 2024

Todos os anos, o nosso Hospital atende, graças aos nossos parceiros, milhares de crianças e adolescentes...

II Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica do GRAACC

O II Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica GRAACC, agendado para 05 a 07 de setembro...

McDia Feliz 2020 ajuda crianças e adolescentes com câncer

A tradicional campanha acontecerá este ano em Novembro

Dia de Doar

Uma pesquisa realizada pelo DataFolha com 1.500 pessoas a partir de 16 anos de todo...