Vacinação contra influenza em crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer
Crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer devem ou não tomar a vacina contra a gripe?
Segundo a infectologista pediátrica do Hospital do GRAACC, Dra Fabianne Carlesse, é muito importante a prevenção contra o influenza. Principalmente nessa época do ano, uma vez que existe uma maior circulação do vírus. Os pacientes em tratamento oncológico podem utilizar a vacina, desde que o médico do paciente a tenha liberado.
“A vacina não causa resfriado ou gripe, porque é elaborada a partir de vírus morto. Entretanto exige que o sistema imunológico responda ao estímulo. Portanto, dependendo da fase do tratamento que o paciente se encontra é liberado ou não para receber a imunização”, explica a médica.
A recomendação é que a imunização aconteça antes do início do tratamento quimioterápico ou radioterápico. Em tempos de pandemia, deve-se evitar aglomeração nos postos de saúde. “Tente agendar ou ir em um horário de pouco movimento”, orienta.
É MUITO importante também que cuidadores e todos que tenham acesso ao cuidado da criança tomem a vacina. Desse modo, diminuirá a chance do paciente ter contato com o vírus. A exceção para a imunização contra influenza é para pacientes com alergia às proteínas do ovo e os que estão em tratamento de imunoterapia.
“Alguns imunoterápicos em contato com a vacina podem provocar efeitos colaterais no paciente. Nestes casos é preciso avaliar com o médico a melhor conduta”, explica a infectologista do GRAACC, que é um hospital de referência no tratamento e na cura do câncer infantil
Hoje, 26 de dezembro, inauguramos a revitalização de nossa segunda ala de internação. A área,...
Em prol ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, o nosso hospital reforça a...
Inscreva-se para o Webinar sobre Tumores do Sistema Nervoso Central, câncer sólido mais comum na...
Leococoria, estrabismo, heterocromia, sangramento em parte do olho e vermelhidão são alguns dos sinais do...